ANÁLISE

AUTOINFORME

Em busca do bom valor de revenda


Consumidor procura o carro que desvaloriza menos


O valor de revenda de um carro é talvez o principal atributo que o consumidor brasileiro leva em conta na hora da compra. Afinal, ele quer perder o menos possível na hora da vender seu usado, por isso procura aquele carro que desvaloriza menos. Mas que carro é esse?

É o carro popular, o sedã, o utilitário esportivo, o modelo que vende muito, o que vende pouco? O luxuoso, a picape? O carro que tem a manutenção mais barata?

Só tem um jeito de saber: calculando caso a caso quanto o modelo perde de valor depois de um ano de uso. É isso que a Agência Autoinforme faz desde 1996: com base na tabela de preços da Molicar e levantando outras informações do mercado, a Autoinforme elabora o Estudo de Depreciação, que abrange todos os carros vendidos no mercado brasileiro e, com base nesse levantamento, lançou o Prêmio Maior Valor de Revenda, este ano em sua terceira edição, com a vai premiação dos modelos de 17 categorias que tiveram o melhor comportamento de preço no primeiro ano de uso, além do campeão geral, o carro que menos perdeu valor no mercado.

Concorrem ao prêmio carros que venderam nos últimos doze meses no mínimo 1.000 unidades por ano.

A entrega do prêmio neste ano será no próximo dia 16 de novembro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, este ano no São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes.

O prêmio tem a parceria da Textofinal de Comunicação Integrada e já se tornou um importante indicador econômico, para uso de montadoras, importadoras e concessionárias de veículos, consumidores, administradores e proprietários de frotas, além de bancos, financeiras e seguradoras, e, principalmente, é uma referência ao público consumidor, que tem uma orientação precisa sobre os carros que melhor oferecem esse importante atributo.

O Ônix, da GM, foi o campeão geral das duas primeiras edições do prêmio, em 2014 com depreciação de 8,5% e em 2015 com um índice de 7,6%.

Neste ano concorrerão 17 categorias: Entrada; Hatch Compacto, Médio e Premium; Minivan/Minivolume; Perua; Picape Pequena e Média; Sedã Entrada, Compacto, Médio e Grande; SUV Entrada, Compacto, Médio e Grande; além do campeão geral.

____________________________________________________
Este artigo foi publicado originalmente na Agência Autoinforme
joelleite@autoinforme.com.br

Comentários: 0
 

Comente este artigo

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*: