ANÁLISE

RH E VIDA CORPORATIVA

Além da neblina


É preciso olhar adiante para superar a crise


Estamos, como país, cobertos por uma densa névoa, que limita nossa visão da paisagem, do agora. Comentários negativos brotam por toda a parte. Dos empresários, dos que perderam o status de classe média, esta parcela da sociedade que sonhava em não ser apenas a vaca sagrada pagadora de impostos, daqueles que compõe a triste estatística do desemprego. Nesse ambiente cinza e angustiante onde a luz do sol não consegue penetrar, os fantasmas de dias piores pairam sobre a mente de todos que ficam paralisados de medo.

Essa névoa não é fumaça tóxica que mata a todos por asfixia, é só neblina. Não que a neblina não seja perigosa e possa provocar acidentes. É preciso sim tomar cuidado. Mas gostaria de convidá-lo a mudar de postura, de incitá-lo a agir como um radiador de calor, para que ela se evapore mais depressa. Abaixo listo cinco pontos que julgo cruciais para que isso aconteça:

1 – Entenda a dimensão do seu país, da situação atual que ele vive e tome uma atitude transformadora. Saia da lamentação e parta para a ação.
2 – Entenda de uma vez por todas que o pilar do desenvolvimento vem da educação, do trabalho, da ética e do respeito ao próximo e a natureza.
3 – Orgulhe-se de ser brasileiro. Não podemos esquecer nossas qualidades por causa de um momento difícil na história.
4 – O País irá transformar-se se você o fizer também.
5 – Riqueza não é só dinheiro. É, acima de tudo saúde, liberdade, fraternidade, solidariedade, amor, gratidão.

Quando olho em volta, vejo um país imenso, onde a maior parte do povo acredita em Deus, no trabalho, e traz de berço a arte de sorrir. Me pergunto, por quê esse nevoeiro teima em não passar? A resposta é que ainda não conseguimos somar nossas forças para que a transformação tome lugar.

Nossos partidos políticos não representam os nossos anseios. O objetivo é perpetuar-se no poder, sem planos para a nação. Chega de votar na ignorância, na promessa vazia, na incompetência. Sejamos humildes e busquemos em países melhores, modelos melhores. Sejamos criativos e mostremos a todos as nossas peculiaridades. No mundo pasteurizado dos modelos socioeconômicos voltados aos resultados que tanto precisamos mas cercados de monotonia, podemos sonhar com algo novo, alegre e dinâmico.

Acredite nos nossos jovens, eles são nossa esperança. Sejamos cobradores de resultados. Precisamos mobilizar nossa comunidade, bairro, cidade e ter orgulho de ser quem somos. Todo ser humano busca relevância, propósito. Façamos com que todos tenham a esperança de fazer a diferença. Cada nanopartícula de atitude e de colaboração conta. Podemos exercer influência agora, em nossas famílias, na igreja, na escola, no trabalho. Acredite, atrás da neblina está o sol e o céu azul e não consigo imaginar um lugar melhor para desfrutar disso do que o Brasil.

Comentários: 7
 

Agnaldo Fernandes Nogueira
21/06/2016 | 23h27
Grande texto Ivan... Concordo plenamente e saliento o que considero o ponto mais importante para sairmos dessa situacao: Saia da lamentação e parta para a ação!!! Parabens e um grande abraco. Agnaldo Nogueira

Julian Cassimiro
24/06/2016 | 22h46
Belo texto meu caro. Bem melhor explicado que o 'Vamos trabalhar' do Temer.

Fred Salomão
28/06/2016 | 00h23
Parabéns pelo texto Ivan. Realmente não é por estar no meio de uma neblina que devemos olhar somente para baixo, onde o farol de neblina alcança. Olhar para frente, retrovisor, laterais e painel (velocidade, temperatura, combustível, etc), cuidando do acelerado e volante é fundamental. Não estamos num momento de "altas velocidades", mas não podemos parar e ligar o pisca-alerta, pois há o risco de não conseguir voltar para pista. Realidade + Otimismo são motores para a realização, progresso e evolução. Saber dos problemas reais e onde estamos, mas também para onde vamos e manter o passo firme é o caminho.

Ana Lucia X.F.Seraphim
04/07/2016 | 14h00
Parabéns Ivan!! É desta maneira que devemos pensar e agir. Temos que ter orgulho de nosso país, e saber superar esta situação tão difícil para nós. E esta frase: "Saia da Lamentação e parta para a ação", deveria ser o nosso hino!!. Adorei o texto e podes crer que me deu mais intusiasmo ainda para ir em frente!! Grande Abraço!!

luiz fernando antonio
07/07/2016 | 09h37
Ivan " Quem sabe faz a hora não espera acontecer" Geraldo Vandré O melhor caminho e trabalhar com objetivo que vamos evoluir e ter momentos melhores. um abraco l.f.a.

Sandra Oliveira
13/07/2016 | 08h12
Ivan, muito pertinente e inspirador esse texto escrito por você. Parabéns. Estou compartilhando com minha equipe e meus colegas, pois precisamos inspirar a todos para vencermos a neblina e ver o sol brilhar novamente. Um abraço.

Comente este artigo

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*: