ANÁLISE

RH E VIDA CORPORATIVA

Mudança de hábito


Encarar a vida de maneira positiva pode fazer toda a diferença


Acordo cedo, levanto, faço a barba, tomo banho, visto-me, tomo café e saio para o trabalho. Entro no carro, ligo o rádio, ouço as notícias desalentadoras, enfrento o trânsito de São Paulo, vejo motoboys arriscando suas vidas por razões que não capturo, e penso que isso tudo não tem mais jeito. Ou...

Mais um dia abençoado pela frente. Muito obrigado pela oportunidade de desfrutar a vida com saúde, alegria e disposição. Agradeço por haver comida em minha mesa, por ter minha família comigo. Entro no carro e agradeço por não ter de enfrentar a fila de ônibus, e rumo ao trabalho (que bom ter emprego) com calma e serenidade para evitar problemas no trânsito. Hoje é mais um dia precioso na minha vida e sei que farei a diferença.

A mesma situação pode ser vivenciada de maneira totalmente distinta pelo poder da minha mente, que pode criar ambos cenários. Sou eu, e somente eu quem determina como será meu dia, como lidarei com os fatos. Por isso, cabe a mim escolher se quero conviver com a realidade do primeiro parágrafo ou com a do segundo.

Essa postura diante dos fatos cotidianos faz, na minha opinião, toda a diferença. Não se trata de brincar de Poliana e desconsiderar os problemas. Trata-se de adotar uma atitude proativa e otimista diante desses desafios. Acreditar que a superação dos obstáculos é possível, que podemos ir além, que o sol vai brilhar. É, na essência, traçar na mente o cenário que queremos vivenciar e construí-lo com energia, alegria, gratidão.

Fica difícil para alguns mais pragmáticos e lógicos crer nessa postura. Há tempos descobri que reclamar da vida gerava efeitos negativos. Descobri também que posso deixar-me levar pelos bons presságios, pelo otimismo, pela certeza de que coisas boas farão parte da minha existência, porque é assim que decidi viver. Contratempos? Claro, tornam-me mais paciente, mais sábio. Nos iluminamos através das pequenas rachaduras que surgem ao batermos contra obstáculos. Nos tornam mais fortes, mais preparados para superá-los.

Mesmo no olho do furacão, tem mais chance de sobreviver aquele que acredita nisso do que o que se conforma e se entrega. É uma questão de escolha, e de fé. Por isso, ao observar o horizonte, enxergo o novo tempo, onde serei melhor e mais feliz do que hoje, onde o Brasil será uma nação mais justa, o mundo onde reinará a paz. Ao ajustar meu norte, tudo conspirará para que eu chegue lá. No fundo depende só de mim.

Somos décimos de segundo de existência no universo. Mude de hábito, faça valer a pena o privilégio de estar aqui, fazendo a diferença, ampliando a obra do criador. Busque fazer o bem ao próximo, viva plenamente com alegria e integridade. Agradeça muito por poder optar pelo caminho que escolheu. Seus dias serão muito melhores e as oportunidades baterão a sua porta. Abaixo um trecho de um livro muito legal:

“Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos não se manifesta.
Por mais débil que seja um sussurro, se prestarmos bastante atenção, acabaremos por conseguir ouvi-lo. Quando estamos distraídos com outras conversas ou outro som, deixamos de ouvir vozes consideravelmente claras. Ou seja, o mais importante é no que você concentra sua mente.”
(Do livro Ai to Kibõno Messeji – Seicho Taniguchi)

Comentários: 0
 

Comente este artigo

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*: