ANÁLISE

QUALIDADE

Made in Brazil com excelência de qualidade


Construir estrutura de trabalho sólida para todo o Brasil é desafio


Em meados dos anos 1980, era bastante forte a preocupação, tanto por parte da indústria quanto do governo, de reforçar o nosso parque industrial para sermos competitivos em todo o globo. Da massiva concentração no Estado de São Paulo, a indústria passou a buscar oportunidades em outras regiões. Na época, montadoras que chegavam ao Brasil, atraídas por incentivos estaduais, começavam a construir fábricas fora de São Paulo. Por tendência, lançada pela Fiat em Belo Horizonte, autopeças também passavam a se instalar próximas às montadoras.

Toda essa descentralização da indústria foi acompanhada de perto pelo IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, que agora avança mais um largo passo na disseminação da qualidade em toda a cadeia, com a regionalização de suas atividades, realizada por meio da atuação de representações próximas aos polos industriais. São especialistas devidamente treinados e qualificados, que atuam como braços do instituto em suas respectivas regiões: identificam as necessidades locais e apresentam oportunidades para a melhoria contínua da qualidade de processos, produtos e serviços do setor.

Construir uma estrutura de trabalho sólida para todo o Brasil não é algo simples porque requer o engajamento de pessoas devidamente preparadas conforme o padrão IQA, afinal o instituto não pode perder a identidade, calcada em questões éticas e de relacionamento, que são pontos fundamentais no processo. Portanto, além de conhecimento da qualidade, é necessário perfil que se enquadre nos princípios do Instituto. Em outras palavras, o objetivo é estar próximo das diversas regiões do Brasil, mas com padrão de trabalho comum para o País inteiro.

Com a atuação dos representantes, que têm contato direto com as empresas e entidades locais, características regionais ficam mais perceptíveis e particularidades são melhor compreendidas. Esse é o diferencial da construção de bases regionais nos polos mais importantes do País. Além do Estado de São Paulo, onde tem sede na Capital e está representado nas cidades de Campinas, Piracicaba e Sorocaba, o IQA já atua em Estados como Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Em dois anos de trabalhos, já houve grande interesse da indústria por treinamentos em Estados como Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais assim como demandas de oficinas por certificação de serviços em cidades do Mato Grosso. Também são realizadas certificações de concessionárias em todo o Brasil para a Fiat e a Volkswagen.

Ainda há muitas regiões para alcançar. Não se pode estar vinculado apenas aos polos industriais. Só no Estado de São Paulo, há uma grande ampliação da indústria pelo Interior, a exemplo de Sorocaba, que não é um polo industrial, mas um potencial onde há muitas indústrias instaladas. O instituto partiu pelos polos industriais, mas também quer alcançar regiões onde existem demandas que precisam de apoio.

É extremamente importante para a nossa indústria essa diversificação regional, que deve ser feita de forma estruturada e planejada. A qualidade no setor automotivo precisa ser padronizada e entendida em todo o Brasil para que seja a mesma, independentemente de onde é produzida. Esse é o nosso maior desejo: quando se falar em qualidade made in Brazil, que nós, de Norte a Sul do País, sejamos reconhecidos mundialmente como grande fabricante do setor automotivo.

Comentários: 0
 

Comente este artigo

Este espaço é destinado aos comentários de leitores sobre reportagens e artigos publicados no Portal Automotive Business. Não é o fórum adequado para o esclarecimento de questões técnicas ou comerciais. Os comentários serão publicados após análise. É obrigatório informar nome e e-mail (que não será divulgado ao público leitor). Não são aceitos textos que contenham ofensas, palavras chulas ou digitados inteiramente em letras maiúsculas. Também serão bloqueados currículos, pedidos de emprego ou comentários que configurem ações comerciais ou publicitárias, incluindo números de telefone ou outras formas de contato.
Seu nome*: Seu e-mail*: