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Opinião | Ivan Witt |

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Ivan Witt

Controle suas emoções

Qual o segredo para lidar com o clima de discórdia?

Domingo de sol, bom para churrasco. Fui ao supermercado para comprar carne, linguiça, carvão, cervejinha. Era uma loja grande e agradável, estava com pouca gente e tudo o que eu precisava estava à mão. No corredor, uma demonstradora me convidou a provar o fondue de queijo, que estava bem saboroso, pão italiano fresquinho. Tudo no maior astral, até que fui pagar. Uma fila longa, clientes irritados porque a fila expressa e a de idosos e gestantes não estavam funcionando. Apenas dois caixas estavam abertos.

Uma cliente que tinha apenas um produto na mão reclamou e ouviu da gerente que dois funcionários da escala haviam faltado. Todos irritados, carrancudos, clientes e funcionários.

Como eu estava com tempo e não queria transformar meu domingo num dia chato, aguardei tranquilo. Quando chegou a minha vez, li o nome da funcionária no crachá, e chamando-a pelo nome, desejei bom dia. Pedi a ela que respirasse fundo e que me desse seu melhor sorriso. Ela ficou tão espantada que sem pensar, seguiu as instruções. Mudou tudo, e apesar do estresse, mantivemos um diálogo agradável e no final ela me desejou bom dia e pediu desculpas.

Fiquei pensando nas várias ações que caberiam. Treinamento de funcionários de outras áreas para cobrir faltas, que não devem ser poucas, utilização de fila única no lugar das múltiplas, caixas só para quem paga em cartão, etc. Mas a verdade é que quando tudo falha, o pior que podemos fazer é entrar no clima de discórdia.

Transportei-me então para o ambiente corporativo, tão dependente do humor das pessoas. Existem lugares que quando você entra, dá para cortar o clima com faca, de tão denso que é. Noutros, uma destemperança de algum colaborador, azeda completamente o dia. Problemas todos tem. Pessoais ou profissionais, aparecem todos os dias em milhares de lugares do mundo. Qual o segredo para lidar com isso? Não há receita infalível, mas aí vai uma listinha que dá conta de mais de 80% deles:

• Bom dia, por favor, obrigado. Palavras mágicas que se potencializam ao serem ditas de maneira autentica, positiva, olhando nos olhos e com sorriso nos lábios.
• Empatia. Olhar o outro com respeito, cordialidade. Somos todos iguais.
• Sim, haverá problemas esperando por você. Mas e daí? É só trabalho! Que bom que eles existem! Nossa habilidade em resolvê-los nos mantem empregados! Atitude e bom humor e você já tem grande parte da solução encaminhada.
• Mantenha a mente serena. O cérebro adora um pepino e começa a produzir adrenalina e cortisol, deixando você estressado e a beira de um chilique. Não permita que isso ocorra. Em caso de descontrole, saia do lugar onde está, respire fundo, conte até dez e jamais entre em confronto direto. A curva de estresse é exponencial e se a situação não for contornada, o desfecho costuma ser bem ruim.
• Se perdeu a cabeça, saia da situação, busque recompor-se e depois desculpe-se com os demais.
• Se outra pessoa está nesse estado, não retruque. A partir desse ponto, nada dito acrescentará valor à discussão. Em caso de fogo, não atire mais combustível.

Em lugares agradáveis, a criatividade floresce trazendo consigo inovação e resultados. Sua saúde agradece!

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